Com cerca de um terço da superfície total de Portugal continental, o Alentejo é uma região fascinante que combina história, vastas planícies, casas caiadas de branco, uma tranquilidade contagiante e uma gastronomia incrivelmente rica!

A região recebeu o seu nome das populações mais a norte, já que esta zona tão-importante era do ponto de vista deles: “Além do Tejo” (Além + Tejo). A região cresceu e foi ficando cada vez mais importante para todos os que dela dependiam, para cultivar colheitas, produzir cortiça e (mais tarde) vinhos!

O encanto do Alentejo também passa muito pela sua saborosa cozinha tradicional, que tem o condão de dar um autêntico aconchego à alma de cada um! Falamos assim de pratos ricos, como a açorda, migas, sopa de cação, sopa de tomate ou até sobremesas incríveis, como a típica sericaia (um doce conventual). Isto para não falar no quase interminável mundo de vinhos, queijos e enchidos de qualidade que a região produz.

No momento, a região é muito procurada pelos moradores locais que desejam fugir da agitação da cidade. Montargil, por exemplo, é um segredo bem guardado, particularmente esplêndido para desligar totalmente a cabeça e apreciar a comunhão com a paisagem natural relaxante.

Uma das principais atrações do Alentejo é o facto de ser uma das regiões mais bem preservadas de Portugal, com reservas naturais impressionantes e praias surpreendentemente excelentes. Évora é uma das jóias da coroa de toda a região. Situada quase no centro exato do Alentejo, está repleta de monumentos, museus e restaurantes incríveis!

É possível visitar a região sem usar carro, mas lembre-se de que terá de ser muito paciente. O Alentejo tem horários limitados de autocarro e comboio, bem como poucas linhas de ligação a povoações mais pequenas. 

É um lugar incrível para se visitar, com lugares incríveis como Castelo de Vide, Elvas, Vila Viçosa, Monsaraz e até um Safari Park!! Fiquem atentos ao blog para mais detalhes sobre o que pode descobrir no Alentejo!

Sharing is caring!