Ponte D. Luis - Porto

Um destino comercial de renome desde os tempos da ocupação Romana, o Porto é agora um dos destinos da moda na Europa. A combinação de desenvolvimento vibrante e a sensação de autenticidade dos prédios e das pessoas tornam o Porto num destino único e muito apelativo. 

O Porto – ou Oporto, como é chamado em algumas línguas – tem um movimentado centro histórico, que foi Capital Europeia da Cultura em 2001 e é mesmo Património Mundial da UNESCO. A central Avenida dos Aliados – que é o local de eleição da cidade para festas e celebrações – é ladeada pela sua rua comercial mais famosa (Rua de Santa Catarina) e por um dos seus pontos mais famosos, a sempre fotogénica Torre dos Clérigos! 

Caves do Vinho do Porto me Gaia

Descendo em direção ao rio encontramos a Ribeira, que abriga muitos bares, restaurantes e tascas tradicionais que servem vinho do Porto e outras iguarias da cidade. A partir daqui, é fácil avistar a Ponte Dom Luís I, inspirada em Eiffel. A sua plataforma inferior tem acesso pedonal à outra margem, que é onde se encontram as famosas caves do vinho do Porto. Aproveite para fazer uma visita às caves ou simplesmente relaxar num terraço, enquanto degusta um copo de vinho e admira as fachadas e telhados multi-coloridos do Porto.

Nenhum artigo sobre o Porto poderia estar completo sem uma menção à sua gastronomia! Entre as suas especialidades mais populares estão as Tripas à Moda do Porto, o Bacalhau à Gomes de Sá e a icónica Francesinha. Para quem não sabe, esta última é um dos ex-libris da cidade e é composta por camadas de carne e pão, que se completam com queijo e um molho dourado, rico e picante (ovo estrelado em cima é opcional). Recomendamos que faça como os locais e peça as batatas fritas à parte, para poder mergulhar no molho sem que estas fiquem empapadas! 

 

Sharing is caring!